Frigga

“Frigga cuida dos deuses, nós dos mortais”

Frigga é a deusa mãe. Ela e seu marido Odim são as duas divindades primeiras. Juntos tiveram quatro filhos, Thor, Heindall, Loki e Idum, além de dois netos, Frey e Freya. Também criou Sif e Forseti. Acredita-se que essa divindade observa e ilumina Midgard durante o dia, na forma de um sol alaranjado, que gira entorno de um sol maior e amarelado, Odim. Durante a noite, esses deuses cuidam de Asgard. A 1ª Revelação também ensina que as chuvas são obras dessa divindade. Além disso, a associam ao casamento. Sua imagem é de uma mulher sóbria e com certa idade, podendo ser uma elfa ou humana. Também é simbolizada por um corvo. Há quem acredite que ela envie essas aves para vigiar a fidelidade dos casais.

O culto a Frigga se iniciou entre os elfos. Quando alguns destes migraram para o Império Icílius, o culto foi levado junto. Contudo, até então, era quase que irrelevante. Isso muda quando a esquadra comandada por Kaletrina vai colonizar o que hoje é conhecido como Kaletrun (onde estão Terra Sagrada de Kaletrun, Estado Kaletrino e Nação Amazona). Boa parte dos colonos, graças à influência de suas líderes, passa a cultuar essa deusa.

O poder das sacerdotisas de Frigga aumenta significantemente no Dia das Revelações. Quando a própria Frigga vem a Midgard lhes contar as três Revelações. Para fazer com que as Revelações sejam espalhadas, ele transformou as sacerdotisas que estavam presentes em mensageiras. Além disso, passou parte de sua essência para a líder delas. Kaletrina passou a ser, assim, a primeira Havatar de Frigga.

A partir de então, as mensageiras organizaram a Ordem de Frigga, que rapidamente passou a controlar todos os clãs de Kaletrun. Para servir de centro religioso e de capital dessa região, uma cidade, Friggalair, foi construída envolta da gruta aonde ocorreu a passagem das Revelações. Nasceu a Terra Sagrada de Kaletrun (ler As Novas Nações Surgem).

A Ordem de Frigga foi muito eficiente na tarefa de espalhar a 1ª Revelação. Graças ao trabalho delas, o mundo deixou de ser monoteísta ou politeísta xenófobo para se tornar politeísta tolerante. Paralelamente, essa ordem religiosa passou a ser respeitada e até amada por governantes e pelo povo. Nesse período, conhecido como a Era de Ouro, a paz e a prosperidade reinaram. Contudo, ele foi atropelado pela Grande Guerra (o que já havia sido previsto pela 2ª Revelação). Durante esse conflito as sacerdotisas de Frigga foram caçadas, expulsas e até assassinadas em vários países. Passaram a ser vistas como uma ameaça estrangeira. Apenas na Terra Sagrada de Keletrun mantiveram seu poder.

Felizmente, a Grande Guerra acabou e a xenofobia religiosa perde força. A Ordem de Frigga já voltou a fazer o seu trabalho. Elas continuam se julgando escolhidas para comandar e proteger todos os mortais de Midgard. Sua estratégia não é militar, não pretendem depor as lideranças existentes. Preferem ganhar a confiança e a admiração do povo e assim ganhar influência sobre os governos e sobre as outras ordens religiosas.

Desde o Fim da Grande Guerra, estão espalhando a 3ª Revelação. Elas interpretam que essa Revelação diz que a Guilda dos Magos (com suas tendências antiteístas) será responsável pelo fim da fé e, por conseqüência, pelo fim de Midgard. Tese que ganha muitos apoiadores entre a maioria das ordens religiosas. Esse quadro faz com que a Guilda veja a Ordem de Frigga como uma ameaça.

No 33º e no 73º dia de cada estação, ocorrem as Festas de Casamentos. Período em importante para essas sacerdotisas de Frigga, pois é uma data propícia para se realizar casamentos duradouros. Quem se casar nesses em um desses dias ficará abençoado durante um ano (+1 em todos os rolamentos), enquanto se mantiver fiel. Caso ocorra infidelidade, a benção se transforma em maldição com o efeito oposto. Nesses dias, as Sacerdotisas de Frigga ganham um bônus de +1 em todas as magias. Ler mais em Calendário.

Dinâmica de jogo:
Sacerdotisa Abençoada por Frigga (12 pontos)
Pré-requisito: Ser do sexo feminino; Cultura kaletrina [2]; Falar e escrever kaletrão (native) [6]; Public Speeth 12+; Savoir-Faire (Ordem de Frigga) 12+; Theology 12+.
Advantages: Clerical Investment [5]; Claim of Hospitality (Ordem de Frigga) [5].
Spiritual Advantages: Charisma 2 (Pact Frigga, -20%; Spiritual, -5%) [8]; Power Investiture, Frigga [15*];
Disadvantage: Reputation -2, com membros da Guilda dos Magos não religiosos [-1]; Sense of Duty (religiosos) [-15]; Vow (espalhar e defender as revelações) [-5].
Optional: Patron (Ordem de Frigga), 9- [25]; Duty (Ordem de Frigga), 9- [-5].

* Se a regra opcional de alterar o custo de Power Investiture para 15 pontos não for usada, o custo da Sacerdotisa Abençoada por Frigga cai para 7 pontos.

Magias:
Air: Seek Air, Create Air; Shape Air; Wind Storm; Air Jet;
Communication: Sense Foes; Sense Emotion; Hide Emotion;
Enchantment*: Enchant; Power; Speed; Talisman; Amulet;
Healing: Lend Energy. Recover Energy; Lend Vitality; Minor Healing;
Mind Control: Foolishness; Forgetfulness; Permanent Forgetfulness; Fear; Bravery; Loyalty; Emotion Control; Suggestion; Mass Suggestion;
Water: Seek Water; Purify Water; Create Water; Shape Water;
Meta Magic: Counter Spell; Ward; Bless;
Necromantic: Turn Undead;
Weather: Clouds; Frost; Rain; Snow; Hail; Storm; Fog; Predict Weather;

Sugestões de Poderes Divinos:
- Charisma* (Pact Frigga, -20%; Spiritual, -5%) [4];
- Aura of Charisma: Charisma* (Affect Others; +50%; Area Effect 3, +150%; No Signature, +20%; Religious Only, -15%; Pact Frigga, -20%; Spiritual, -5%) [12];
* Nenhum personagem pode ganhar mais que +4 em reação por conta de “Charisma”, não importando a procedência da vantagem. Os pontos de “Charisma” dados inicialmente como vantagens espirituais podem ser transformados em “Aura of Charisma” pagando-se a diferença em pontos.
- Empathy (Pact Frigga, -20%; Spiritual, -5%) [13];
- Mind Control (Pact Frigga, -20%; Spiritual, -5%) [40];
- Mind Link (Pact Frigga, -20%; Spiritual, -5%) [40];
- Voice (Pact Frigga, -20%; Spiritual, -5%) [8];

Símbolos sagrados e objetos encantados: os símbolos sagrados são medalhões com a representação do sol laranja (Frigga) e os objetos encantados devem ser enfeitados com penas de corvos.