Línguas

O conhecimento de línguas em muitas partes de Midgard não é difundido. A maioria das pessoas é analfabeta e o acesso a estudos é restrito. Os personagens começam sabendo falar (e não escrever) a sua própria no nível native. Os jogadores devem justificar na história dos seus personagens quando, como, onde e como quem eles aprenderam outros idiomas. É evidente, mas sempre bom lembrar, que não se pode aprender a ler ou escrever línguas sem escrita. Está definido qual é o alfabeto utilizado por cada língua, mas isso não traz nenhum efeito prático no jogo, é apenas ilustrativo. As principais línguas de Midgard estão listadas a seguir. As mais comuns são:

Anão. Alfabeto: Anão.
Élfico (G). Alfabeto: Élfico.
Gatrovês (G). Alfabeto: Icílico.
Obs.: O gatrovês é uma mistura de quatro idiomas: anão, élfico, icílico e kammade. Sendo que o icílico foi o que mais influenciou.
Não existe um gatrovês formal. Cada feudo fala um dos quatro principais dialetos gatroveses que, embora parecidos, não são iguais. O que determinou o dialeto falado por cada feudo foi a sua população de origem. Os dialetos principais dialetos são conhecidos como: gatrovês-anão, gatrovês-élfico, gatrovês-icílico e gatrovês-kammade. Existe ainda um quinto dialeto, o gatrovês-cigano, falado por aqueles que não se fixaram em nenhum feudo.
Em termos de jogo o gatrovês segue as regras normais até o nível “accented”. Os níveis “native” e “gleaned”, tanto para a fala, como para a escrita, devem ser comprados exclusivamente para cada dialeto.
Icílico (G). Alfabeto: Icílico.
Kaletrão (G). Alfabeto: Élfico.
Kammadê (G). Alfabeto: Kammadê.
Livinhandês (G). Alfabeto: Gnomo.
Orc. Alfabeto: Kammadê.

Segue abaixo um esquema de como as línguas mais importante se relacionaram ao longo da história.



Existem outras, menos difundidas e importantes:
Antrílope. Alfabeto: Icílico.
Obs.: É impossível alguém não antrílope falar qualquer palavra dessa língua. Contudo, ainda é possível compreende-la.
Dragão. Alfabeto: Dracônico.
Ent. Sem Escrita.
Fada. Alfabeto: Élfico.
Insetino (G). Alfabeto: Insetino.
Obs.: É impossível alguém não insetino falar esse língua em um nível maior que “accented”. Seus fonemas são muito distintos do “normal”.
Minotauro. Sem Escrita.
Naga (G). Alfabeto: Naga.
Reptante. Sem Escrita
Wedig. Sem Escrita.

Línguas Mortas
Essas línguas não são faladas por nenhum povo a muito tempo. A sua fonética foi perdida, mas ainda existem registros escritos sobre ela ou algum grupo muito pequeno de indivíduos que a preservam. Ninguém poderá saber falar esse idioma em um nível melhor que accented. O custo dessas línguas é o dobro do normal, pois é mais difícil estudá-las. São elas:

Anão Arcaico. Alfabeto: Anão.
Élfico Arcaico. Alfabeto: Élfico.
Gnomo Arcaico. Alfabeto: Gnomo.
Orc Arcaico. Sem Escrita.
Obs.: Não é exatamente uma língua morta. Alguns poucos orcs negros ainda a falam em cerimônias religiosas no Ventre de Hel. Contudo, sua raridade faz com que funcione para termos de regra como se fosse uma língua morta.

As línguas centauro arcaico, icílico arcaico e kammadê arcaico foram totalmente perdidas, pois não tinham escrita. É impossível saber falá-las.

(G) Glenead [regra opcional]
Além dos níveis de compreensão apresentados no BS (none, broken, accented e native), existe, nas línguas marcadas com (G), o nível gleaned (ou rebuscado). Quando o personagem estiver usando esse tipo de vocabulário em situações ou documentos formais, haverá um bônus de +1 ou +2 (a critério de Mestre) nas perícias e na reação. Contudo, se usado em situações equivocadas (em uma taverna para fazer um minotauro se acalmar, por exemplo), o bônus se converterá em penalização.


Imagem do alfabeto rúnico retirada da Wikipédia