Idum

“Os presentes de Idum
não só nossos protegidos,
são nossos irmãos e irmãs”

Idum é filha de Odim e Frigga; irmã de Thor, Heimdall e Loki; tia de Frey e Freya. Ela é a deusa da natureza, criadora e protetora de todos os animais e plantas que vivem sobre a terra (os aquáticos foram criados por Aegir). Governa Midgard durante um quarto do ano, a Estação de Idum. É nesse período que as plantas crescem, os frutos e flores aparecem e boa parte dos animais nascem. O 1° e o 41° dias dessa estação são especiais para os seguidores dessa deusa (ver Calendário). Sua imagem é de uma criança ou de uma adolescente inocente, humana ou elfa, carregando flores ou folhas.

A Ordem de Idum (ou Ordem dos Druidas) é a maior organização que cultua essa divindade. Ela foi formada por elfos na Floresta de Canarran. A tribo que passou a se auto-proclamar Escolhidos por Idum foi a mais importante nessa fundação. Seu principal objetivo é a proteção das plantas e dos animais, em especial os das florestas. Sua sede fica na Árvore Mãe, nos Territórios Élficos. Trata-se de uma árvore gigantesca com cerca de 200m de altura, ela é ciente e inteligente. Druidas costumam consultá-la para as grandes questões. Os grandes sacerdotes são quase todos élficos, assim como boa parte de seus membros. Essa organização possuía grande influência sobre quase todas as tribos élficas. Poder só comparável com o da tribo Senhores da Mana. Hoje em dia, essa tribo é a mais poderosa e influente nos Territórios Élficos. Fora da Floresta de Canarran, a Ordem de Idum tem pouca influência, mas se relaciona bem com as outras pequenas aglomerações que cultuam Idum.

Esses pequenos cultos à Idum são bem numerosos e comuns em quase todos os países, principalmente dos feudos de Gatróvia controlados por elfos. O comum é que eles possuam poucos membros, que se ocupam de cuidar das plantações ou proteger alguma floresta, bosque ou algum outro “santuário natural”. Eles são solidários a Ordem de Idum, mas não subalternos.

Quando um druida começa a ganhar os seus poderes divinos, ele tem que escolher um foco: animais ou plantas. Isso significa pegar as vantagens Empathy (Animal ou Plant) e Talent apropriadas, além de Power Investiture. Existem dois tipos de Talento do Druida, um ligado aos animais e o outro às plantas. Ao contrário dos outros Talentos, esses podem ser comprados depois que o personagem estiver pronto. O druida poderá ter o número de Talentos de Druidas (a soma dos dois tipos) igual ao seu Power Investiture. Druidas mais poderosos poderão ser Druidas das Plantas e Animais, pegando os dois tipos de Empathy e Talent.

Talentos

Druid of the Plants: Area Knowledge (natural places), Camouflage, First Aid, Herb Lore, Naturalist, Survival. Bônus de Reação: Pessoas que trabalhem com plantas, como camponeses, e plantas cientes. 5 pontos / nível.

Druid of the Animals: Animal Handling, Elfic Riding, Naturalist, Survival, Tracking, Veterinary. Bônus de Reação: Todos os animais não aquáticos. 5 pontos / nível.

Para saber mais regras sobre os segredos dos druidas com as ervas, veja o capítulo Herbalismo. Outro ponto interessante é a estilo de luta desenvolvido pelos druidas dos animais, o Caminhos para Idum. Ele aprimora o desempenho da luta quando metamorfoseados em animais, como ursos e felinos.

Dinâmica de jogo:
Druida Abençoado por Idum (21* pontos)
Pré-requisite: Herb Lore 12+; Naturalist 12+; Savoir-Faire (Ordem de Idum) 12+; Theology 12+.
Advantages: Clerical Investment [5], Claim of Hospitality (Ordem de Idum) [5], Unusual Background (herbalim; not aquatic) [4].
Spiritual Advantages (Druida dos Animais): Animal Empathy (Pact Idum, -15%; Spiritual, -5%) [4], Power Investiture, Idum [15*]; Talent, Druid of the Animals (Pact Idum, -15%; Spiritual, -5%) [4].
Spiritual Advantages (Druida das Plantas): Plant Empathy (Pact Idum, -15%; Spiritual, -5%) [4], Power Investiture, Idum [15*]; Talent, Druid of the Plants (Pact Idum, -15%; Spiritual, -5%) [4].
Disadvantage: Sense of Duty, natureza [-15]; Vow, nunca fazer a imagem de um ser vivo [-1].
Optional: Patron (Ordem de Idum), 9- [25]; Duty (Ordem de Idum), 9- [-5].

* Se a regra opcional de alterar o custo de Power Investiture para 15 pontos não for usada, o custo da Druida Abençoado por Idum cai para 16 pontos.

Magias

Para os dois tipos de Druida
Enchantment: Power; Speed; Talisman; Amulet; Bane; Graceful Weapon; Loyal Sword, Quick-Draw; Weapon Spirit; Accuracy; Puissance; Staff;
Healing: Lend Energy. Recover Energy; Lend Vitality; Minor Healing;
Meta Magic: Counter Spell; Ward; Bless;

Para Druidas dos Animais
Animal: Beast-Rouser; Beast-Soother; Animal Control; Master; Beast Summoning; Beast Link; Beast Speech; Beast Seeker; Rider; Repel Animal; Hybrid Control; Repel Hybrids; Rider Within; Beast Possession; Permanent Beast Possession; Protect Animal; Spider Silk; Shapeshifting; Great Shapeshifting; Permanent Shapeshifting; Shapeshifting Others; Partial Shapeshifting;

Para Druidas das Plantas
Food: Test Food; Cook; Seek Food; Fool’s Banquet; Create Food; Monk’s Banquet; Essential Food;
Plant: Seek Plant; Identify Plant; Shape Plant; Heal Plant; Pollen Cloud; Hide Path; Plant Growth; Bless Plants; False Tracks; Rain of Nuts; Plant Vision; Walk Though Plants; Walk Through Wood; Arboreal Immurement; Forest Warning; Plant Sense; Plant Control; Plant Speech; Blight; Wither; Blossom; Conceal; Create Plant; Purify Earth; Rejuvenate Plant; Tangle Growth; Essential Wood; Plant Form; Body of Wood; Plant Form Other; Body of Slime; Animate Plant;

Sugestões de Poderes Divinos: Allies (animais especiais ou não; plantas cientes).
Alternative Forms (animais).
Nature Protection: Damage Resistance (Force Field, +20%; Nature Damage Only, -60%; Pact Idum, -15%; Spiritual, -5%) [2 / level]
Aura of Nature Protection: Damage Resistance (Affect Others; +50%; Area Effect 3, +150%; No Signature, +20%; Force Field, +20%; Not Nature Destroyers, -20%; Nature Damage Only, -60%; Pact Idum, -15%; Spiritual, -5%) [13 / level]
Considere “Nature Damage” aqueles provocados por animais ou plantas (terrestres) apenas. Um druida só pode ter o número de níveis dessas duas vantagens somados igual ao seu Power Investiture.
Binding (Only damage by corrosion and cutting, +20%; Area Effect 3, 8 yards, +150%; Persistent, +40%; Selective Area, +20%; Cost Fatigue 5, -50%; Environmental, earth, -30%; Emanation, -20%; Limited Use, 1/day, -40%; Idum, -15%; Spiritual, -5%; All Out, -25%; Require IQ+PI roll, -10%) [2,7 / level], máximo de Power Investiture x 5 níveis. O druida poderá, uma fez por dia, fazer com que plantas cresçam da terra envolta dele (8m), agarrando qualquer um que ele deseje. Eles continuaram atacando e crescendo durante 10 segundos. Após esse período, as vítimas presas ainda terão que se soltar. Considere isso um Ataque Total.

Símbolos sagrados e objetos encantados: os objetos sagrados de Idum são elementos retirados da natureza, como pedaços de tronco e ramos. As únicas armas encantáveis são as naturais, como bastões, cajados e arcos. Nunca uma arma metálica ou de pedra. Eles não se deterioram com o tempo.


Arte: Kerem Beyit