Cultura Orc

Abrangência: A maior parte das tribos nos Territórios Orcs e algumas tribos bárbaras que sobrevivem em Al Kammada, República Livinhana e Império Icílius.
Valores: A maior parte dos orcs valoriza a força bruta a cima de tudo. Um bom murro é sempre um bom argumento. É baseada na brutalidade que as relações de poder se estabelecem e são resolvidas.
Religião: Varia muito. A Ordem de Hel vem conseguindo espalhar sua influência sobre algumas tribos e modificando um pouco a maneira deles verem o mundo. A religiosidade se valorizou e em algumas os líderes religiosos se tornaram tanto ou mais importantes que os líderes guerreiros. Mas ainda há tribos em que há a negação total de todas as divindades.
Sexualidade, gênero e matrimônio: É uma sociedade patriarcal. Os de sexo masculino ocupam o papel de liderança e decidem o destino da tribo e do clã. A única tarefa de destaque para as fêmeas é a religiosa.
Um orc pode ter quantas fêmeas ele quiser, mas para mantê-las, ele será obrigado a enfrentar desafios de outros orcs. Mas é comum um grande líder ter por volta de dez “esposas”. Normalmente não há qualquer ritual matrimonial, mas a Ordem de Hel tenta estabelecer tais rituais. O homossexualismo é uma prática impensável para essa sociedade.
O conceito de família é muito tênue. Restringe-se apenas à relação macho-fêmea. Isso porque existe o sentimento que toda a tribo é uma grande família. O problema de um é problema de todos. As crianças são criadas juntas e recebem o mesmo tratamento. Não existe a noção de hereditariedade direta no que diz respeito a sucessão de poder. Há também lanços de solidariedade entre as tribos de um mesmo clã.
Relação racial: A cultura orc é composta basicamente por orcs. Outras raças são, de uma forma geral, tratadas como estranhas e, comumente, com hostilidade. A única exceção são os ogros. Esses convivem com orcs desde as suas criações. Apesar de sua impressionante força física, os ogros nunca ocupam cargos de liderança. Muito pelo contrário, são tratados quase como animais.
Arte: A produção artística orc é quase inexistente. Há apenas alguns objetos produzidos por sacerdotes de Hel que poderiam ser classificados como tal. Eles são feitos de ossos e podem ser encantados. Além disso, existe a prática de pintura de paredes (principalmente em cavernas e ruínas) com sangue.
Nomes: Os nomes orcs são compostos apenas por um nome próprio.
Relação com outras culturas: Os orcs são, na maior parte do tempo, arredios e agressivos em relação a outras culturas, mas há exceções. Existem clãs, por exemplo, que vendem orcs de outros clãs como escravos para icilianos.


Arte: Sérgio Artigas