Thor

“A força do trovão é a mesma
que corre em nossas veias,
que pulsa em nossos corações,
que nos faz enfrentar o mau”

Thor é o filho mais velho de Odim e Frigga, portanto irmão de Loki, Heimdall e Idum. É casado com Sif, eles tiveram dois filhos, Frey e Freya. A 1ª Revelação conta a briga que esse deus teve com o seu irmão Loki, razão pela qual os Clérigos de Thor caçam sócios de Loki. Acredita-se que essa divindade galopa sobre as grandes tempestades e que envia com seu martelo trovões sobre a terra. Também está nessa revelação o fato dele ter criado humanos, centauros e minotauros. Existem dois tipos de representação de Thor. A mais antiga, utilizada pelos minotauros, é a figura apenas de uma tempestade de raios. Ele seria uma espécie de um grande corpo etéreo e brilhante que fica sobre as nuvens. A segunda imagem é a utilizada pela Ordem de Thor. Eles representam o seu deus como um humano forte com barba e cabelos longos. Ele empunha um martelo e escudo e veste uma armadura pesada. Acredita-se que Thor governe Midgard durante o 1º quarto do ano e que demonstre toda a sua força no Dia da Grande Chuva, ler Calendário.

O culto a Thor nasceu entre os minotauros. Os minotauros brancos são especialmente conectados a esse deus. Os icilianos, ao encontrar ruínas abandonadas de templos desse deus (na região próxima do Grande Canal) começaram a estudá-las e a adorar a Thor. Assim, a Ordem de Thor foi formada entre os humanos. A primeira ruína descoberta, a Pirâmide de Alrachitinar, é um dos locais sagrados mais importantes para os seguidores desse deus.

Com a transferência da capital do Império Icílius para Urbis Centralis, um grande conjunto de prédios foi construído, por ordem do Imperador, para ser quartel general dessa Ordem. Os Clérigos de Thor eram importantíssimos para a defesa do Império e por isso essa Ordem possuía considerável poder político. Contudo, a partir do momento que esse país incorpora a tecnologia da pólvora, a importância desses clérigos diminuiu gradualmente. Hoje são pouco significantes para a defesa do Império, mas o Imperador ainda lhes confere poder em troca de fidelidade absoluta e inquestionável. Fora desse país quase não existem. As únicas exceções estão na superfície do Reino de Mongreg e nos feudos controlados por anões em Gatróvia.

Acreditam que o martelo é uma arma sagrada que o próprio Thor a utiliza. Um verdadeiro clérigo de Thor só usará esse tipo de arma e aplicará as técnicas de combates desenvolvidas pela sua Ordem. Todo o Clérigo de Thor é pelo menos aprendiz das Técnicas de Thor. Apenas alguns poucos minotauros preferem utilizar seu antigo estilo de luta, que utiliza um pesado martelo de duas mãos. Hoje esse sistema de luta é chamado de Memórias de Yantar. Além das obrigações militares, eles devem ser honestos, bravos, honrados e sempre protegem inocentes. A maioria dos membros da Ordem de Thor é composta de humanos. Anões são bem comuns e alguns minotauros (comuns e brancos) também estão presentes. Entretanto, é mais comum encontrar minotauros fieis à Thor fora da sua Ordem religiosa. Por discordarem do papel subalterno que essa organização tem diante do Imperador, eles preferem viver isolados, preferencialmente na região que um dia foi Yantar. As demais raças são quase inexistentes.

Dinâmica de jogo:
Clérigo Abençoado por Thor (13 pontos)
Pré-requisitos (para clérigos da Ordem de Thor): ST12+; Cultura iciílica[2]; Falar e escrever icílico (native) [6]; Axe / Mace 12+; Shield 12+; Savoir-Faire (Ordem de Thor) 12+; Theology 12+; Trow Weapon, axe/mace 10+; Soldier 10+.
Pré-requisitos alternativos (para minotauros que vivem isolados): ST19+; Cultura minotáurica [1]; Falar minotauro (native) [3]; Two Handed Mace 12+; Brawling 12+; Survival (forest) 12+; Theology 12+.
Advantages: Clerical Investment [5]; Claim of Hospitality (Ordem de Thor) [5].
Spiritual Advantages: ST+2 (Pact Thor, -30%; Spiritual, -5%) [15]; Detect (Evil, common; Pact Thor, -30%; Spiritual, -5%) [13]; Power Investiture, Thor [15*].
Disadvantage: Code of Honor Thor (ser bravo, honrado, defender inocentes, ostentar a força e o poder do seu deus, não participar de jogos de azar e perseguir Sócios do Loki) [-20]; Honesty [-10]; Vow, só usar martelo [-10].
Optional: Patron (Ordem de Thor), 9- [25]; Duty (Ordem de Thor) 9- [-5].

* Se a regra opcional de alterar o custo de Power Investiture para 15 pontos não for usada, o custo da Clérigo Abençoado por Thor cai para 8 pontos.

Magias
Body Control: Might; Boost Strength; Thor’s Hammer;
Enchantment: Enchant; Power; Speed; Talisman; Amulet; Bane; Graceful Weapon; Loyal Sword, Quick-Draw; Dancing Weapon; Weapon Spirit; Accuracy; Puissance; Staff;
Healing: Lend Energy. Recover Energy; Lend Vitality; Minor Healing;
Meta Magic: Counter Spell; Ward; Bless;
Necromantic: Turn Undead;
Weather: Lightning; Resist Lightning; Lightning Armor; Lightning Stare; Explosive Lightning; Spark Cloud; Lightning Body; Lightning Weapon; Ball of Lightning; Wall of Lightning; Skocking Touch; Spark Storm;
Sound: Thunderclap;

Sugestões de Poderes Divinos:
- ST+1* (Pact Thor, -30%; Spiritual, -5%) [7];
- Aura of Strength*: ST+1 (Affect Others; +50%; Area Effect 3, +150%; No Signature, +20%; Good and Honesty People Only, -15%; Pact Thor, -30%; Spiritual, -5%) [37];
* Os Clérigos de Thor podem ganhar ST de forma espiritual (somente para ele ou em aura) na proporção de um para cada ponto de Power Investiture. Os pontos de “ST” dados inicialmente como vantagens espirituais podem ser transformados em “Aura of Strength” pagando-se a diferença em pontos. Nenhum personagem pode ganhar mais de 1/3 da sua ST (arredondado para baixo, mínimo 1) através desses bônus.
- Thor’s Messenger: Innate Attack (Burn; Accurate 3, +15%; Area Effect 1, +50%; Increased Range, 1/2D x10, +15%; Overhead, +30%; Side Effect, Stunning, +50%; Apenas em campo aberto e em dia chuvoso, -80%; Dissipation, -50%; Limited Uses, 1 per day, -40%; Nuisance Effect, -5%; Pact Thor, -30%; Spiritual, -5%) [2,5 / level] Mínimo de 8 níveis e máximo de Power Investiture x2 níveis. Uma vez por dia, o Clérigo de Thor poderá evocar o poder de seu deus para queimar os seus inimigos. Um poderoso raio descerá dos céus, provocando muito dano em área e provocando atordoamento. Isso só poderá ser feito em campo aberto ou em locais perto de janelas (a critério do Mestre). Detalhes: 1/2D 100, Max 100, Acc6, RoF 1, Shots 1/day.
- Lighting Storm: Innate Attack (Burn; Area Effect 3, +150%; Selective Area, +20%; Side Effect, Stunning, +50%; All-Out, -25%; Bombardment 14, -5%; Emanation, -20%; Limited Uses, 1 per day, -40%; Pact Thor, -30%; Spiritual, -5%) [9,75 / level], Máximo Power Investiture níveis. O Clérigo de Thor poderá, uma vez por dia, emanar uma chuva de raios a partir de sua mão ou martelo que cobriram uma área de 8m de raio. Eles só partirão em direção de quem o clérigo desejar e acertarão se um ataque com NH 14 for bem sucedido. A utilização desse poder é considerada um Ataque Total.
- Há outras possibilidades (ou pelo menos inspirações) no GURPS Powers (pág. 139): “Eletricity”.

Símbolos sagrados e objetos encantados: os clérigos de Thor só conseguem fazer encantamentos em martelos de guerra.


Arte: Kerem Beyit