Hel

“A máscara de Hel serve para nos ensinar que,
em Asgard, não valemos pelo que parecemos,
valemos pelo que fizemos.”


Talvez a mais dúbia de todos os deuses, Hel possui duas faces distintas e complementares que muito confundem seus seguidores. Ela é a deusa da cura e da morte. A 1ª Revelação conta que ela foi criada por Odim, para cuidar dos mortos junto de seu marido Tyr.

Acredita-se que, durante a noite, Hel se transforme em uma grande lua avermelhada, que passa no céu de Midgard para recolher as almas oferecidas a ela. A cada 30 dias, essa lua fica cheia e o mundo dos mortos fica mais perto do dos vivos. Isso confere bônus de ataque aos demônios e mortos-vivos, além de tornar magia necromântica mais fácil de ser feita, veja a Noite de Hel.

O culto a Hel nasceu entre os orcs nas Grandes Savanas. Muitas tribos tinham um xamã que exercia a função da líder espiritual. Contudo, não existia uma organização que os unisse. A Ordem de Hel só é criada quando os exércitos de Al Kammada tomavam os Territórios Orc, vencendo e cooptando clãs (ver Expansão Kammade). O objetivo inicial dessa Ordem era impedir esse avanço e a construção de uma grande nação orc. Eles falharam. Os orcs que não se submeteram aos kammadenses tiveram que se refugiar no alto das montanhas do Ventre de Hel. Mesmo antes desse fim chegar, já era evidente o seu desfecho. Por isso, alguns xamãs se sacrificaram em homenagem a sua deusa, eles não queriam ver os orcs sendo governados por outra fé. Em retribuição, Hel não levou as suas almas. Ela os transformou no que hoje são chamados de orcs negros, para espalhar a sua fé. Os orcs negros rapidamente se tornaram líderes da Ordem de Hel, mas eles passariam muitos anos confinados no alto de montanhas gélidas.

Paralelo a esse processo, o culto a Hel também cresceu de outra forma. Algumas tribos élficas também a cultuavam, sendo os Adoradores da Morte a única que colocava (e coloca) Hel como mais importante que Idum. Essas tribos espalharam essa fé para muitos países, como o Império Icílius, o Sultanato de Al Kammada, o Reino de Gatróvia, a República Livinhana, a Terra Sagrada de Kaletrun entre outros. Em fim, em quase todo o mundo, principalmente depois do Dia das Revelações, passaram a queimar os mortos à Hel como ritual fúnebre. Nenhuma grande organização foi formada, pouquíssimos foram os capazes de realizar milagres.

O auge do poder da Ordem de Hel ocorre nos primeiros anos da Grande Guerra. Os orcs negros conseguiram ganhar influência de muitos orcs que faziam parte de exército do Sultanato de Al Kammada. Além disso, eles convertem o filho do Sultão, que também era Califa de Al Kammada Nelik, para a sua fé. Este califa fez isso porque via impossibilidade de ser escolhido Sultão após a morte de seu pai. Convenceram, assim, o Califa a se entregar definitivamente a Hel, que o transformou em um lich. Esses dois processos iniciam os primeiros conflitos da Grande Guerra. Os orcs no Norte se levantam contra o Sultão e clamam para si o direito de governar o território que um dia foi seu. Nelik se separa do Sultanato e prepara um exército de orcs, mortos vivos e demônios para expandir o seu poder.

No final, nenhum dos dois conflitos resultaram em grandes beneficies para a Ordem de Hel. No Norte os xamãs perderam o controle de muitas dos clãs que passaram a ser liderados por guerreiros. São por certo bem influentes, mas as constantes disputas internas impedem a formação de uma verdadeira nação orc. Nelik, apesar de ter conseguido crescer em muito o seu território, criou muitos inimigos e não conseguiu manter seus frontes contra os anões, elfos, icilianos, gatroveses e kammadenses. Foi aniquilada, o Califa e os principais xamãs de Hel fugiram para uma ilha no Oceano nascente, chamada de Nova Nelik onde vivem até hoje. Na prática a Ordem de Hel se dividiu. Embora ainda sejam solidárias entre si e se considerarem parte de um todo, as duas partes possuem dificuldades até mesmo de comunicação e se tornaram organizações distintas. Os xamã de Nova Nelik pararam de se identificar como pertencentes a Ordem e sim como Seguidores do Lich.

Um objetivo une essas duas organizações. Transformar todos os mortais em orcs e ogros. Acreditam que assim os conflitos cessariam e um mundo igualitário e pacífico se estabeleceria (sob o controle dos devotos de Hel).

O culto a Hel sofreu algumas perseguições nos países não controlados pela sua Ordem. Os pequenos agrupamentos foram reprimidos e até aniquilados. Alguns sobreviveram e, após o Fim da Grande Guerra, eles se multiplicaram. É muito comum encontrar templos de Hel na maioria das cidades. Eles, em geral, acumulam as funções de hospital e crematório. Esses templos, na maior parte das vezes, repudiam as atitudes tomadas pela Ordem de Hel, considerando a como uma deturpação de sua fé.

Dinâmica de jogo:
Sacerdote (ou Xamã) Abençoado por Hel: (34* pontos)
Pré-requisite: Religious Ritual (Hel) 12+; Savoir-Faire (Ordem de Hel) 12+; Theology 12+;
Advantages: Clerical Investment [5]; Claim of Hospitality (seguidores de Hel) [5].
Spiritual Advantages: Power Investiture, Hel [15]; Resistant, metabolic hazards, HT+3 (Pact Hel, -5%; Spiritual, -5%) [9]; Sacrificial Magic [5].
Disadvantages: Vow (gastar 10% dos ganhos com sacrifícios, pelo menos um por mês) [-5].
Optional: Patron (Ordem de Hel ou Seguidores do Lich), 9- [25], Duty (Ordem de Hel ou Seguidores do Lich), 9- [-5].

* Se a regra opcional de alterar o custo de Power Investiture para 15 pontos não for usada, o custo do Sacerdote (ou Xamã) Abençoado por Forseti cai para 29 pontos.


Magias
Body: Itch; Spasm; Pain; Stun; Paralyze Limp; Winter Limp; Deathtouch;
Communication: Sense Life;
Enchantment*: Enchant; Power; Speed; Talisman; Amulet;
Healing: Lend Energy. Recover Energy; Lend Vitality; Share Energy; Minor Healing; Awaken; Stop Spasm; Cleansing; Major Healing; Relieve Sickness; Cure Disease; Share Vitality; Stop Bleeding; Relieve Madness; Restore Memory; Restore Sight; Restore Hearing; Great Healing; Restore Speech; Healing Slumber; Suspended Animation; Stop Paralysis; Relieve Paralysis; Neutralize Poison; Relieve Addiction; Instant Neutralize Poison; Restoration; Instant Restoration; Regeneration; Instant Regeneration; Resurrection; Final Rest; Halt Aging; Youth; Mass Healing;
Light: Darkness;
Meta Magic: Counter Spell; Ward; Bless;
Necromantic: Death Vision; Sense Spirit; Summon Spirit; Zombie; Animation; Materialize; Solidify; Affect Spirits; Control Zombie; Zombie Summoning; Turn Spirit; Astral Vision; Mass Zombie; Soul Jar; Entrap Spirit; Summon Demon; Banish; Repel Spirits; Astral Block; Command Spirit; Bind Spirit; Lich; Wraith; Skull Spirit; Steal Energy; Steal Vitality; Steal Vigor; Pestilence; Rotting Death; Age; Steal Youth; Turn Undead;

Sugestões de Poderes Divinos:
Aura of Healing: Regeneration (Affect Others; +50%; Area Effect 3, +150%; Pact Hel, -10%; Spiritual, -5%), 1HP/12h [29]; 1HP/h [72]; 1HP/min [143]; 1HP/seg [285]; 10HP/seg [428]. O sacerdote emana uma aura branca de 8m de raio que cura aqueles que se aproximarem.
Aura of Death: Innate Attack (Toxic, 1 de dano; Cosmic, no DR, +300%; Area Effect 3, +150%; Emanation, -20%; Pact Hel, -10%; Spiritual, -5%) [3/level], máximo de Power Investiture níveis. O sacerdote emana uma fumaça negra de 8m de raio que causa dano. Só afeta criatura vivas e ignora DR.
Cloud of Death: Innate Attack (Toxic; Cosmic, no DR, +300%; Costs Fatigue 1, -5%; Pact Hel, -10%; Spiritual, -5%) [15,2/level], máximo de Power Investiture níveis.
Terror (Limited Use, 1/day, -40%, Pact Hel, -10%; Spiritual, -5%) [13,5 + 4,5/level], máximo de Power Investiture x 2 níveis.

Símbolos sagrados e objetos encantados: Os sacerdotes e shamans de Hel utilizam osso talhados como símbolos sagrados e objetos passíveis de encantamento.


Arte: Keren Beyit