Califados de Al Kammada

Capital: cada Califado é um Estado independente e possui a sua própria capital.
Bandeira: cada Califado possui sua própria bandeira, mas em todas elas existe uma lua crescente, símbolo da Ordem de Sif.
Localização:
População: 10 a 15 milhões. Os humanos são os mais numerosos (50%), seguidos dos halflings e orcs (20% cada). As demais raças somam apenas 10% do total.
Governo: A Ordem de Sif compõe a classe dominante acumulando as funções de nobreza e clero. Ela é composta basicamente de humanos negros. O posto de Califa é vitalício e hereditário, ele possui poderes supremos sobre o seu califado e é o líder espiritual da sua fé. Ele costuma escolher outros membros da Ordem de Sif para cargos importantes.
Línguas: o kammade é a língua oficial e mais usada em Al Kammada. Em algumas cidades perto das fronteiras, graças ao comércio, é comum encontrar falantes de outros idiomas, o iliciano no Sul, naga no costa Norte e no Golfo Kail Vataleh e anão perto da Cordilheira de Mongreg.
Culturas: quase todos os nascidos nesse país seguem a cultura kammade.
Economia: o trabalho livre e assalariado é a base da economia de Al Kammada, não existe servidão. A escravidão não faz parte da produção e possuir escravos é um direito exclusivo dos Califas. Eles costumam comprar crianças de suas famílias para fazer parte dos seus haréns. Cada califado possui seu próprio sistema de moedas, mas as feitas em outros califados e até nas outras nações também aceitas como dinheiro corrente. Muitos produtos agrícolas raros e valiosos só existem em Al Kammada, o que lhes fornece bastantes recursos. Alguns exemplos são água escura, cristal de Sif, produtos alquímicos, ervas domesticadas, pimenta, cravo, a canela, cana de açúcar e algumas espécies (as melhores) de cevada e tabaco.
A Guilda Mercante Goblin é atuante e bem aceita nas grandes cidades. Contudo, é a Ordem de Aegir que possui o maior volume de comércio realizado, principalmente porque Al Kammada é parada obrigatória das rotas que ligam Dasla ao resto de Midgard.
Forças Armadas: As Guardas dos Califas são numericamente bem consideráveis e exercem as funções de polícia e exército. Os postos mais baixos são ocupados por orcs e ogros que estão sempre supervisionados por raças mais civilizadas. Cavalos, camelos, lobos de duas cabeças e mamutes são usados como montaria.
Existem alguns tipos de arte marcial que podem ser encontradas em Al Kammada. O mais importante é com o uso do Crescente Divino. Quase todos os nobres do sexo masculino tem algum treinamento com esse tipo de arma, cujo uso é proibido para o restante da população. Na fronteira com os Territórios Orc, é possível encontrar alguns adeptos do Sharat’y que de quando em quando vêem para os Califados para descansar e se recuperar das suas caçadas. Perto da cidade de Al Redebe, encontra-se o Mosteiro da Pedra Vermelha, o único local onde existe concentração de Monges Vermelhos, além do próprio Kadokan. Nas cidades costeiras, ou em outras que a Ordem de Aegir seja forte, há a possibilidade de encontrar mestres das Técnicas de Aegir. Também é possível, mas pouco provável encontrar praticantes das Técnicas de Thor e de Tyr entre os religiosos da Guarda, mas dificilmente algum grande mestre. Nos poucos mosteiros de monges de Frey, é certo que existe o treinamento diário das Técnicas desse deus. Por fim, é importante ressaltar a existência de Discípulos de Kaleh, uma importante fraternidade de assassinos, em quase toda grande cidade kammadê. Em parte delas, eles prestam serviços inclusive para o Califa.
A marinha é numerosa, mas poucos são os navios militares.
Religião: apesar da Ordem de Sif possuir poderes quase absolutos nesses países, o culto a essa deusa não foi imposto ao povo. Isso porque, ao contrário do que ocorre com os outros deuses, os poderes concedidos por Sif não variam de acordo com o quanto a divindade é amada, e sim pelo nível da mana (Sif é a deusa da magia). Assim, o politeísmo tolerante sempre foi incentivado e hegemônico. É comum encontrar templos e seguidores de vários deuses nas cidades kammadenses. O nível de espiritualidade costuma ser médio nessas cidades, mas há cidades em que o antiteísmo tem alguma força.
Magia: a relação da Guilda dos Magos com os Califas é, em geral, muito boa. Entretanto, existem algumas particularidades regionais.
A Guilda não só estrutura nos Califados com foi neles que ela começou a se organizar (nas cidades do Golfo de Kail Vataleh). Ela possui o monopólio da magia e o direito de caçar Renegados, que são aqui pouco numerosos e a maioria vive como eremitas. Existem alguns Califas que são também magos e fazem parte da Guilda. Quando isso ocorre, eles mandam nos magos ampliando ainda mais o seu poder. É importante ressaltar que alguns dos escolhidos abençoados por Sif causam arrepios na grande maioria dos magos, pois estes possuem o poder de manipular a mana.
O principal conflito entre magos e califas está no Califado de Al XXX, no Norte de Midgard, aonde se localiza o Oásis da Água Negra. Trata-se de um líquido mágico que absorve mana e é usado para poções anti-magia. A Guilda dos Magos, obviamente, gostaria de proibir a retirada desse produto. Mas os altíssimos preços dele impedem que isso ocorra.
Tecnologia: o Sultanato de Al Kammada já foi o país mais desenvolvido tecnologicamente de Midgard. Eles que desenvolveram os primeiros balões. Contudo, depois do levante dos orcs, da cisão do sultanato e da conseqüente destruição de suas principais cidades e de quase todas universidades, seu desenvolvimento estagnou. Não sabem construir máquinas a vapor ou manusear pólvora. Em termos de jogo estão em TL3, mas é possível encontrar indivíduos ou pequenos grupos de TL4.

Arte "caravana no deserto": Sérgio Artigas