Bragi

“Se escutas o que falas,
agradeça a Bragi”

Bragi foi criado por Odim para criar os sons de Midgard. Ele é o deus da música, da alegria e das festas. Criou os halfilings para espalhar esses valores. A 1ª Revelação conta que quando os irmãos Frey e Freya cessaram as suas hostilidades (fim da Guerra dos Dragões), Bragi foi nomeado protetor deles. Esse fato é comemorado com grandes festividades (ver Dia de Bragi). Assim, eles se deslocaram para os céus de Midgard. Bragi passou a ser um conjunto de estrelas em forma de harpa e os irmãos vivem dentro dessa constelação na forma de uma estrela cada um. A imagem de Bradi é de jovem humano ou elfo, sempre carregando um instrumento musical.

Não existe nenhuma organização de tamanho significativo dedicada a esse deus. Quase a totalidade dos abençoados e seguidores de Bragi é conhecida como bardos. Eles costumam viver peregrinando de cidade em cidade espalhando a música de Bragi e as histórias de Midgard. Também existem aqueles que são mensageiros, muito comuns entre exércitos inimigos em tempos de guerra. Um mensageiro de Bragi fará de tudo para que a mensagem chegue ao seu remetente. Existem abençoados por esse deus das mais diversas raças, sendo os halfilings (que foram criados por essa divindade) os mais comuns.

A maior parte das magias dos bardos são canções cantadas para os outros deuses. Por isso, eles são vistos com neutralidade ou até simpatia por todas as Ordens Religiosas. Tais organizações costumam oferecer abrigo por uma (ou bem poucas) noites e comida para bardos viajantes. Em troca eles cantam músicas ao devido deus e, quando possuem mais posses, oferecem uma quantia simbólica de dinheiro.

De uma forma geral, os bardos têm uma boa relação com os ciganos de Gatróvia. Parte destes últimos também cultua Bragi. Por conta dessa amizade, é mais fácil para um bardo aprender o estilo de luta praticado por esse grupo social, a Dança da Morte.

Um personagem bardo não poderá ter mais níveis de Power Investiture do que ele tem de Charisma, até o limite de Charisma 4. Nesse ponto o Charisma deixa de ser um limitador e os poderes divinos passam a ser tal como ocorre com os outros sacerdotes e clérigos. Qualquer Bardo Abençoado pode comprar novos níveis de Charisma ao longo do desenvolvimento do personagem, até o limite de 4 níveis.

Dinâmica de jogo:
Bardo Abençoado por Bragi: (22 pontos)
Pré-requisite: Charisma 1 [5], History 12+, Musical Instrument 12+, Public Speaking 12+
Advantages: Claim of Hospitality (Todas as Ordens Religiosas) [10]; Legal Immunity (Bardic) [10].
Spiritual Advantages: Eidetic Memory (Photographic; Apenas mensagens e músicas, -50%; Pact Bragi, -20%; Spiritual, -5%) [3]; Power Investiture, Bragi [15*]; Social Chameleon (Pact Bragi, -20%; Spiritual, -5%) [4].
Disadvantages: Code of Honor, Bragi (uma mensagem enviada por Bragi deverá sempre ser entregue e nunca modificada, salvo se o destinatário não quiser recebê-la; nunca mentir ao cantar um fato histórico; cantar ou tocar uma música por dia) (-5), Sense of Duty, crianças (-15)

Magias
Enchantment*: Enchant; Power; Speed; Talisman; Amulet;
Healing: Lend Energy. Recover Energy;
Musical Spells: todas, ver a seguir;
Sound: Sound; Voices; Silence; Musical Scribe; Great Voice; Sound Jet;

Sugestões de Poderes Divinos:
Aura of Charisma: Charisma (Affect Others; +50%; Area Effect 3, +150%; No Signature, +20%; Religious Only, -15%; Pact Bragi, -20%; Spiritual, -5%) [7/level*]; Nenhum personagem pode ganhar mais que +4 em reação por conta de “Charisma”, não importando a procedência da vantagem. O custo apresentado é só a diferença entre o Charisma normal e a Aura of Charisma.
Empathy (Pact Bragi, -20%; Spiritual, -5%) [13];
Mind Control (Pact Bragi, -20%; Spiritual, -5%) [40];
Mind Link (Pact Bragi, -20%; Spiritual, -5%) [40];
Voice (Pact Bragi, -20%; Spiritual, -5%) [8];


Símbolos sagrados e objetos encantados: os bardos de Bragi podem encantar apenas instrumentos musicais.



Musical Spell

Boa parte das magias dos Bardos de Bragi são magias musicais e funcionam de forma diferente.

Para fazer essas magias é sempre necessária a utilização de um instrumento musical e ela só funcionará enquanto o instrumento estiver sendo tocado. Caso o bardo pare de tocar antes do tempo de duração da magia, ela acabará mesmo assim (há duas exceções, explicadas mais a frente). Contudo, caso o bardo esteja tocando uma magia de tambor em um turno e toque outra desse mesmo instrumento no turno seguinte, a primeira ainda funcionará normalmente. Caso o alvo seja um ser vivo, ele deve necessariamente estar ouvindo a música para que ela tenha efeito. Surdos nunca serão afetados. Caso o alvo seja uma área, o som tem que chegar a um volume escutável para um ser humano (nesse caso surdos serão afetados). Ao ir para um campo de batalha, leve um tambor bem grande, não um pandeiro. É impossível fazer ou manter magias de instrumentos diferentes ao mesmo tempo, independente do número de braços do bardo. Os modificadores devido à distância devem ser divididos por 5 (arredondando para cima).

A perícia teologia não é mais um fator limitador para esse tipo de magia, na verdade, ela não serve para nada. No seu lugar, o que limita é a perícia do instrumento utilizado para ativar a música. Note que as magias estão divididas em 3 grupos: cordas, sopro e tambor. As magias que podem ser feitos com uma harpa ou um violão são as mesmas. Contudo, harpa e violão necessitam de perícias diferentes para serem tocadas.

Toda magia é tocada para um deus específico e este será a referência para possíveis níveis de espiritualidade alta e muito alta (ou mana, no caso de Sif). Um deus pode se negar a fazer um milagre caso a intenção do bardo naquele momento seja contrária a moral imposta pelo deus.

Ao fazer a manobra “concentrate” com o intuito de lançar uma dessas magias, o personagem poderá andar mais hexágonos que o tradicional 1. O limite é igual ao NH da magia menos 14, mínimo de 2 e máximo igual ao movimento completo. Fé baixa reduz esse valor em 5, estar fazendo outras magias não, mas considere o menor NH das magias envolvidas.

Todas essas magias têm como pré-requisito a magia Sound. Além dela, são necessárias outras. Nas tabelas a seguir, na coluna pré-requisito, há dois números. O primeiro significa o número de magias musicais necessárias do mesmo instrumento, o segundo são as magias musicais necessárias do mesmo deus. Uma magia do mesmo deus e instrumento pode servir para suprir um pré-requisito ou o outro, mas não os dois ao mesmo tempo.

Magias de Corda
Magia (Deus): Pré-requisitos
Inspired Creation (Heimdall): 0 / 0
Shape Earth (Heimdall): 0 / 1
Mage Sight (Sif): 1 / 0
Minor Healing (Hell): 2 / 0
Shape Air (Frigga): 2 / 0
Sleep (Loke): 2 / 0
Mass Sleep (Loke): 3 / 1
Peaceful Sleep*1 (Hell): 3 / 1
Emotion Control (Frigga): 3 / 1
Restore Hearing (Hell): 3 / 2
Gift of Tongues (Forseti): 6 / 0
Enthrall (Loke): 5 / 2
Wisdom (Forseti): 6 / 1
Mass Suggestion (Frigga): 7 / 2

Magias de Sopro
Magia (Deus): Pré-requisitos
Apportation (Sif): 0 / 0
Animal-Soother (Idum): 0 / 0
(Animal) Control (Idum): 0 / 1
Extinguish Fire (Freya): 1 / 0
Shape Fire (Freya): 1 / 1
Levitation (Sif): 1 / 1
Shape Light (Frey): 2 / 0
Shape Plant (Idum): 2 / 1
Air Jet (Frigga): 1 / 1
Shape Darkness (Frey): 2 / 1
Healing Slumber*1 (Hell): 1 / 2
Shape Water (Aegir): 4 / 0
Walk on Water (Aegir): 4 / 1
Spell Shield (Sif): 7 / 2

Magias de Tambor
Magia (Deus): Pré-requisitos
Quick March (Tyr): 0 / 0
Haste (Frey): 0 / 0
Fast Work (Heimdall): 0 / 0
Thunderclap (Thor): 1 / 0
Beast Summoning*2 (Idum): 0 / 2
Might (Thor): 1 / 1
Mental Stun (Loke): 1 / 1
Awaken (Forseti): 3 / 0
Rain of Fire (Freya): 3 / 2
Vigor (Heimdall): 3 / 1
Bravery (Tyr): 4 / 1
Berserker (Tyr): 4 / 2
Waves (Aegir): 2 / 2
Dream Sending*2 (Forseti): 5 / 2
Lighting Armor (Thor): 8 / 2

*1 10 min de música garantem uma noite de sono
*2 Se o alvo da magia não escutar o som do instrumento, ela poderá ser feita, só que com um redutor de -3



Arte: Kerem Beyit