Utopia

Capital: Trata-se de uma cidade-estado.
Bandeira:
Localização:
População: Existem alguns milhares de gnomos que compõem quase a totalidade de população residente. Além disso, há algumas centenas de estrangeiros, a maioria icilianos, pertencentes a outras raças, e alguns elfos.
Governo: A população de Utopia está dividida em 47 comunas, distribuídas na cidade e nos campos. Cada uma delas é responsável pela administração local e elege dois representantes para a Comuna Suprema. Esta legisla, governa e julga nacionalmente. Os membros da Comuna Suprema estão subordinados às deliberações das comunas que o elegeram, sendo o seu mandato revogável e tendo voto de instrução.
Línguas: Todos os habitantes de Utopia são possuem o livinhandês como língua nativa e são fluentes em icíliaco e élfico.
Culturas: Essa região possui cultura própria.
Economia: Não possuem uma economia muito forte, mas a qualidade de vida desse povo é a melhor de Midgard. Não há miséria e mendicância como em outros países. Sua agricultura é frágil, graças ao clima e à qualidade do solo, que não são muito favoráveis. A importação de alimentos é necessária para alimentar esse povo. A principal fonte de renda é o comércio e a produção/manutenção de barcos de areia para os icilianos. É um porto importante no mar de areia, por aqui passam mercadorias da República Livinhana, do Império Icílius, dos Territórios Élficos e do Reino de Mongreg. Além disso, apesar da inexistência da escravidão, é um entreposto importante para os navios escravistas que ligam os Territórios Orcs e o Império Icílius. Não possuem moeda própria, usam a Coroa iciliana.
Forças Armadas: Não possuem exército ou marinha, dependem de um desconfortável acordo com o Império Icílius para se defender. Há inclusive uma milícia de icilianos que comprem o papel de milícia que, teoricamente, responde à Comuna Suprema e uma fortaleza da Guarda Imperial na fronteira com os elfos. Contudo, ao contrário do que ocorre no Império, todos os cidadãos aqui são tratados com dignidade e justiça. Mesmo membros proeminentes do Império são instruídos a não abusarem de sua autoridade nessa região.
Religião: O culto a todos os deuses é livre, mas os cidadãos de Utopia não dedicam muito tempo a esse fim. Existem alguns seguidores de Idum nos campos, influenciados pelos vizinhos elfos. A espiritualidade é baixa na cidade e varia entre normal e alta no campo, sendo a última situação a mais incomum.
Magia: A Guilda dos Magos está instalada e é bem influente por aqui. Utopia é uma base importante para a caça aos renegados nos Territórios Élficos. Seus cargos mais altos são ocupados por magos icilianos e são fieis ao Império. Nessa esfera de poder, a facção mais influente é sem dúvida dos Pacificadores. Há também gnomos de Utopia nos cargos mais baixos da Guilda, estes estão mais preocupados com o bem está da sua comuna e da sua nação.
Tecnologia: É um importante centro tecnológico e de saber. Apesar de não possuírem acesso direto à pólvora, produzem canhões e armas para os ilicianos. E não é só, alguns dos melhores barcos de areia, civis e militares, são construídos nos estaleiros de Utopia. Eles não conseguem, contudo, suprir toda a demanda. Nos últimos anos uma universidade foi aberta e já faz seus primeiros avanços. Em termos de jogo, estão em TL4.