Luta Esportiva

A Luta Esportiva faz parte da vida de boa parte da elite da República Livinhana e da República Livre de Medesca. Excluindo apenas os de raça de baixa estatura, como gnomos e goblins, quase todos praticam atividades físicas como natação, hipismo, corrida, arremesso de lança, entre outros. Exercícios que cumprem o papel esportivo e de preparação para a guerra.

Esse estilo de luta, ao contrário da imensa maioria, possui, portanto, regras de combate para competições. As principais são:

- Ocorre em um campo quadrado de areia com 4m de lado.
- Dura 3 minutos, que são controlados com uma ampulheta. Quando o combate é interrompido, a contagem de tempo também para.
- O objetivo dos competidores é ganhar a maior quantidade de pontos durante a luta. Eles não têm que machucar ou desmaiar o adversário.
- Os pontos são dados da seguinte forma:
* Queda (takedown), 1 ponto;
* Queda “perfeita” (takedown com sucesso decisivo), 3 ponto;
* Imobilização por mais de 5 segundos (pin), 3 pontos;
* Imobilização por mais de 10 segundos (pin), 10 pontos e a luta recomeça;
* Pedidos de clemência decorrentes de chaves ou sufocamento (locks ou choke hold), 15 pontos e a luta recomeça;
- Socos, chutes, dedos nos olhos ou qualquer outro golpe desleal pode ser encarado como falta (-10 pontos) ou desclassificação. Não permitir que o adversário peça clemência em uma chave gera desclassificação direta (além de ser encarado como ato de desonra).

Contudo, essa técnica possui movimentos que vão além dos utilizados em competições. Alguns exemplos são os golpes no pescoço, olhos ou coluna vertebral. Esses só são usados em uma luta “de verdade”.

Pré-requisito: ST11+; Cultura livinhadesa [2]; Falar e escrever livinhadês [6]; Wrestling 16+; Sports (Luta Esportiva) 15+.
Manobras: Derrubar; Prender; Arm Lock; Breakfall; Choke Hold; Eye-Gouging; Ground Fighting; Head Lock; Leg Grapple; Leg Lock; Low Fighting; Neck Snap; Scissors Hold; Trip; Wrench Spine.
Regalias: Iron Neck; Power Grappling;
Vantagem: Trained by a Master [30].
Antecedentes Incomuns: 10 pontos para plebeus e escravos da República Livinhana, bem como pobres da República Livre de Medesca. 20 pontos para personagens de outros países.
Manobras Cinematográficas: Backbreaker; Piledriver.
Perícias Restritas: Body Language; Immovable Stance.
Vantagens Exóticas: Constriction Attack (Cost Fadigue 1, - 5%) [23]; Lifting ST [5/level], máximo de ST/2 níveis.

Para tornar uma competição de luta esportiva mais dinâmica, o Mestre poderá optar por fazer com que o turno dure 5 segundos. Assim, cada luta terá 36 turnos.