Vantagens

Ler também Novas Vantagens e Modificadores

Vantagens Exóticas e Sobrenaturais
Existem algumas formas com as quais os personagens poderão ganhar vantagens exóticas ou sobrenaturais, são elas:
- Algumas raças as possuem;
- Poderes Divinos;
- Construindo engenhocas, ler Gadget Limitations;
- Construindo artefatos mágicos ou divinos, ler Arch-Enchanter.

Cultural Adaptability – BS46
Restrito para Mysdras. Trata-se de uma habilidade natural dessa raça.

Cultural Familiarity – BS23
Ler Culturas.

Gadgeteer – BS56
Restrito a personagens de TL 5.
Em Midgard existem muito poucos inventores que possuem essa vantagem. A maior parte deles está nos países tecnologicamente mais avançados (República Livinhana e República Livre de Medesca), ou pelo menos conseguiram seus conhecimentos lá.

Gizmos - BS57
Restrito a personagens com a vantagem Gadgeteer, quick, e, portanto, de TL5.

High Pain Threshold – BS59
Restrito para seres inanimados como demônios, mortos-vivos e elementais. Para seres vivos, considere a vantagem Pain Resistance.

Languages – BS23
Ler Línguas.

Legal Enforcement Powers – BS65
Legal Magic (5 pontos/level)
Em Midgard o uso legal da magia é restrito à Guilda dos Magos. Quanto mais graduado for o mago, mais magias ele terá acesso. Os membros da Guilda também possuem o direito de prender (ou matar, em certos lugares) qualquer pessoa que use a magia ilegalmente. O nível 1 dessa vantagem libera as magias que necessitam de Magery 0, o nível 2 as de Magery 1, o nível 3 as de Magery 2 e 3 e o nível 4 permite acesso a todas as magias. Como o GURPS Magic só contém magias que necessitam no máximo de Magery 3, o nível 4 dessa vantagem só é relevante se o Mestre considerar que existem mágicas realmente poderosas, “secretas” (e restritas a NPCs).

Luck - BS66
Restrito para Sócios de Loki.

Magery – BS66
Ler em Magia Arcana.

Night Vision – BS71
Recomenda-se que os personagens só possam ter 3 níveis dessa vantagem além dos conferidos pela raça.

Power Investiture – BS77
Ler em Magia Divina.

Social Chameleon – BS86
Restrito a Bardos de Bragi. Trata-se de uma poder dado por esse deus.

Tech Level – BS22
O nível tecnológico do personagem dependerá, a princípio, do local aonde ele nasceu ou viveu. Se o Mestre decidir que todos os personagens são necessariamente de um determinado nível tecnológico, ele poderá não cobrar por essa vantagem (ou desvantagem). Como regra, considera-se o TL3 como o padrão do mundo. Estão em TL2 (-5 pontos) os Territórios Orcs. Em TL 3 (0 pontos) Kaletrun, Friggalair, Nação Amazona, Gatróvia Nascente, Gatróvia Poente, Dacróvia, Reino Renegado, Califados de Al Kammada, Nelik, Canarran e Mongreg. Em TL4 (5 pontos) o Império Icílius. Em TL 5 (10 pontos) a República Livinhana e a República Livre de Medesca. É raro, mas possível, encontrar pessoas dos Califados de Al Kammada em TL 4.

[regra opcional] Um personagem com a vantagem Unusual Background (Conhecimento Estrangeiro) poderá ter TL diferente de onde se passar a aventura.

Talents – BS89
Foram criados novos talentos. Em alguns deles foi ignorada a recomendação de não se colocar perícias com armas.

Bohemia: Acrobatics, Carousing, Current Affairs, Dancing, Fast-Talk, Gambling, Observation, Musical Instrument, Professional Skill (Bartender), Sex Appeal, Singing e Streetwise. Reaction bonus: donos, trabalhadores e fregueses de bares e tavernas. 10 pontos / nível

Inventor: Alchemy, Carpentry, Engineer, Leatherworking, Machinist e Mechanic. Reaction bonus: inventores e engenheiros. 5 pontos / nível

Outdoorsman: Camouflage, Mimicry, Naturalist, Navigation, Survival e Tracking. Reaction bonus: exploradores e amantes da natureza. 5 pontos / nível

Metal Worker: Armory (any metal), Axe/Mace, Engineer (Mining), Professional Skill (Miner), Metallurgy e Survival (underground). Reaction bonus: armeiros e mineiros. 5 pontos / nível

Peasant:
Animal Handling, Farming, Fishing, Naturalism, Rinding e Veterinary. Reaction bonus: camponeses e fazendeiros. 5 pontos / nível

Sea Man: Boating, Crewman (Seamanship), Fishing, Navigation, Shiphandling (ship), Swimming. Reaction bonus: pescadores e marinheiros. 5 pontos / nível

Thief: Acrobatics, Acting, Climbing, Disguise, Escape, Fast-Talk, Filch, Forgery, Holdout, Intimidation, Knife, Lockpicking, Observation, Pickpocket, Shadowing, Stealth, Streetwise, Traps. Reaction bonus: foras da lei. 15 pontos / nível.

Trader: Administration, Connoisseur, Current Affairs, Detect Lies, Diplomacy, Economics, Fast-Talk, Finance, Jeweler, Merchant, Navigation e Smuggling. Reaction bonus: mercadores, sócios e pessoas com quem se esteja negociando. 10 pontos / nível.

Warrior: todas as perícias com arma, incluindo escudos e armas de cerco, e perícias de combate de perto. Reaction bônus: combatentes de toda espécie. 15 pontos / nível.

Telecommunication - BS91
Foram criados outros formas de telecomunicação.
Penetrating Call: você solta alguma espécie de barulho (um rugido ou uivo, por exemplo). Em uma planície sem ruídos, o som pode ser escutado a 1d kilômetros. A limitação “vague” é obrigatória e já está contabilizada no custo. 5 pontos.
Pheromones: você se comunica através de feromôneos. O alcance é limitado a 10m. É impossível se comunicar em ambientes com muito vento. Alguém com a vantagem discriminatory smell perceberá que você está se comunicando, mas não entenderá. Você pode deixar uma mensagem em algum lugar e ela poderá ser entendida até 1 semana depois. 15 pontos.

Unusual Background – BS96
- Alquimia (5 pontos)
A alquimia é pouco difundida em Midgard. Além da Guilda dos Magos, são poucos os que a conhecem. A Guilda tenta esconder ao máximo a alquimia, mas não consegue. Aqueles que conhecem alquimia são rapidamente contratados por nobres. Existe um comércio considerável de ingredientes para alquimia, em grandes cidades pode-se encontrar produtos vindos de todo o mundo. Para o personagem poder ter a perícia alquimia, ele terá que ter essa vantagem. Personagens com essa vantagem e com NT5 também terão acesso à perícia Nova Alquimia.

- Conhecimento Estrangeiro (5 pontos)
[regra opcional]
A maioria das pessoas em Midgard não viaja e não tem disponibilidade aos conhecimentos de fora do seu local de nascimento. O personagem que quiser começar sabendo línguas, culturas, conhecimento do terreno, estilo de arte marcial ou qualquer outra vantagem ou perícia de fora do seu país terá que ter essa vantagem.

- Limite de Atributo (5 ou 10 pontos/ nível)
[regra opcional]
Normalmente, um personagem pode subir seus atributos até 50% a mais do que for o usual para a sua raça (arredondado para baixo). Para além desse limite, ele deverá pagar pontos de antecedentes incomuns por ponto de atributo. O custo é de 5 para ST e HT e de 10 para DX e IQ.

- Herbalismo (5 pontos)
Herbalismo é o conhecimento da transformação de ervas, frutas, fungos e outros ingredientes naturais em poções mágicas. Funciona como basicamente como alquimia só que com ingredientes mais baratos e tempo de feitura mais curto. Contudo, a lista de poções possíveis de serem feitas é menor e estragam depois de alguns dias. Em Midgard a Ordem de Idum é a única organização que conhece e estuda herbalismo. Para se ter acesso a essa perícia a que se comprar a vantagem “antecedentes incomuns” correspondente.


Arte: Kerem Beyit